07 setembro 2009

Breve história de uma guerreira

Abril/2009

Nossa mãe tosse e começa a sentir uma incômoda falta de ar.

Procuramos o médico. PNEUMONIA
O tratamento se inicia, ela melhora!
Seus pés começam a inchar e seu corpo, começa a doer. Novo médico. Novo diagnóstico = ácido úrico.
Remedinhos...melhora!!!



22/05/2009



Mamãe estava indisposta, mas mesmo assim, fomos à Cidade de Socorro, na casa de minhas irmãs Claudia e Carla comemorar 2 aniversários!

Claudia no dia 22 e mamãe no dia 23. Quanta alegria!



Mãe e filha = Mami e Claudia no dia 23/05/2009

Foi um dia muito feliz. Passeamos, brincamos, comemoramos mais um ano de vida.

Mamãe estava completando 67 anos de vida! Linda!

Junho/2009


Mamãe reclama da falta de ar e da tosse. Retornamos ao médico. Novo raio-x. Novo diagnóstico.

A pneumonia havia voltado, desta vez, mais forte. Dose dupla de remédios D. Mercia! Ela tomou tudo direitinho, sem falhar.


Nova melhora.



Julho/2009

Nossa mãe nunca foi de reclamar. Eu estava mais próxima dela. Coloquei minha mesa ao lado do sofá onde ela costumava ficar assistindo televisão. 24 horas juntas.


Ela se vira p/ mim e pede: Patricia, por favor, vamos procurar um pneumologista. A falta de ar e a tosse estão me preocupando.

Em dois dias, consegui um encaixe para uma consulta particular. Fomos ao pneumologista. Novo raio-x. Isso não é pneumonia! Suspeita de tuberculose. Pediu-nos exame de escarro e tb uma TOMOGRAFIA. Confesso...me assustei. Mas, tuberculose, tem cura! Vamos tratar direitinho mãe, eu disse à ela, que tb ficou muito assustada.

O convênio estava com o pagamento atrasado. Recorri ao hospital público onde trabalho, quando fomos prontamente atendidas.

Exame de escarro = negativo. Enquanto aguardavamos p/ fazer a tomografia, mamãe ficou "internada" no pronto socorro, mas só p/ poder fazer os exames. Tão bonitinha...de máscara cirúrgica, pq estavamos com medo da gripe suina.

A falta de ar e a tosse não à deixavam. Chega a tomografia. O médico, colega meu, de trabalho, me chama em uma sala. Uma "massa" foi encontrada no pulmão direito de nossa mãe. Isso mesmo...um tumor estava ali. Meu mundo desabou. O chão se abriu embaixo dos meus pés. Estaria a nossa mãe com o maldito câncer????



Uma broncoscopia seria necessária. Mantiveram nossa mãe em jejum alimentar p/ a realização do exame. Ela, com sua humildade, à tudo obedecia. Mas D. Mercia é muito inteligente. Percebeu meus olhos mareados e logo me perguntou: Você está escondendo algo? Eu jurei que não. Ela se assustaria. Menti...menti por ela, p/ o bem dela.



O médico do hospital público se recusou a fazer a boncoscopia naquele dia, alegando que a idade dela requer um centro cirúrgico preparado. Viemos p/ casa. Eu estava desesperada. No dia seguinte, telefonei p/ o doutor e o mesmo me disse:



Patricia, aceite um conselho de amigo e de profissional. Procure um serviço de oncologia, pois sua mãe precisa de tratamento específico. Meu mundo desabou mais uma vez. A suspeita estava praticamente confirmada.



Minha tia Mariza, minhas irmãs e minha amiga Ellen acompanharam meu sofrimento, enquanto eu guardava segredo.

Chamei meu pai...precisava contar à ele p/ que juntos, pudéssemos comunicar à mamãe. Como poderia eu, procurar um serviço de oncologia, sem que ela desconfiasse. Mamãe é muito inteligente!!!



Estava no início da conversa, nossa mãe apareceu. Eita baixinha desconfiada!

Respirei fundo, criei coragem e informei aos dois...pai e mãe juntos.

Os olhos dela pareciam saltar p/ fora. Primeiras palavras: Se for câncer, não se preocupem. Não consumirei vocês com a doença. Eu escolhi para mim. Irei aceitar qualquer tratamento até quando Deus quiser. Mulher inteligente e forte!


Minhas irmãs fizeram acordo com o covênio médico e ficamos mais tranquilas. A broncoscopia com biópsia foi marcada. Fomos ao hospital. Eu, minhas irmãs, tio Marcio e nossa mãe. Exame desagradável, chato, dolorido. Nossa mãe sempre sorrindo.



05/08/2009



Resultado = Tumor maligno no pulmão direito = o câncer estava ali

No fundo, todos tinhamos esperanças que não fosse.

A falta de ar e a tosse pioram. Nossa mãe quase não sai mais do sofá (cama? não. cama é lugar de doente, ela disse)

Dias e dias ao lado dela. Inalações, bombinha, remedinhos e muitos, muitos exames p/ poder iniciar a quimioterapia.

Dia dos pais, fiz um churrasco em casa, p/ animá-la.



Ela, muito abatida, participa com alegria, como foi no meu aniversário em 02 de agosto



Os exames foram feitos, nossa mãe tinha muita dificuldade p/ andar, pois a falta de ar era muita.
Os resultados se anteciparam, assim como a consulta à oncologista p/ começar a quimioterapia.

25/08/2009

Acordamos cedo e, como de costume, minhas irmãs já estavam aqui p/ levarmos mamãe na médica.
Mamãe estava muito anciosa pelo início do tratamento, com fé que melhorasse.
Falamos com a médica e a primeira sessão de quimioterapia ficou acordada para o dia seguinte as 7 hs da manhã.

Como a falta de ar era muita, a doutora a colocou no oxigênio para ajudar.Mamãe melhorou de uma tal maneira que começou a brincar, falava tanto com as enfermeiras, tagarelou mesmo!

Como o oxigênio foi bom p/ ela, foi encaminhada ao pronto socorro p/ ficar recebendo oxigênio, até que eu e minhas irmãs alugássemos o aparelho p/ trazer p/ casa.

Mamãe comeu, descansou, mas estava ansiosa p/ voltar prá casa. O aparelho chegou às 21 hs e ficamos felizes. Estávamos voltando p/ casa.

Entramos no carro e perguntei. Mãe...está sentindo o arzinho? O aparelho está funcionando?
Ela disse: Sim...só pode estar funcionando...estou ÓTIMA!

Carla deu a partida no carro e andamos 30 metros, quando mamãe olhou p/ mim e disse:

ESTOU PASSANDO MAL.

Foram as últimas palavras que ouvi da boca de nossa mãe.

A partir daí o desespero iniciou. Desci do carro para tentar parar o trânsito que tinha atrás de nós. Tentei parar os carros p/ Carla conseguir voltar. Subi a rua de volta ao hospital, gritando muito, pedindo ajuda. Claudia gritava tb.

NOSSA MÃE NOS DEIXOU ÀS 21:40 HS DO DIA 25/08/2009


Marcadores:

5 Comentários:

Às 9 de setembro de 2009 às 07:28 , Anonymous Anônimo disse...

Triste demais este dia, amigas.
D. Mércia foi e continuará sendo uma verdadeira missionário.
E vocês, as Três Marias, retenham toda a força, fé e coragem que ela deixou para levar o consolo àqueles que passam HOJE a mesma dor que vocês. A morte não é o fim. É apenas o começo. E cremos em Jesus, modelo de fé, que vocês estã experienciando esse novo começo lindamente.

Estou orando para as TRÊS MARIAS (INSEPARÁVEIS TRÊS MARIAS)

Beijos da amiga distante.

Geórgia Freitas

 
Às 9 de setembro de 2009 às 08:07 , Anonymous Anônimo disse...

A dor da perda é grande, mas a benção de Deus foi maior, que a poupou de todo sofrimento material da Mercia, confesso que quando eu peguei o resultado em minhas mãos, e curiosamente olhei, perdi o chão, nesse momento eu fechei meus olhos e pedi a Deus.
"Senhor meu Deus, só lhe peço uma coisa, Não permita que minha irmã sofra" chorei no momento, depois me enchi de coragem e fui para a casa dela levar o resultado fechado, dizendo não consegui ver nada, mas a trristeza em meu olhar deve ter revelado tudo, pois como sabemos os olhos são as janelas da alma, Deus ouviu minhas preces, torno a repetir, a saudade é grande, mas foi feita a vontade de nosso Pai maior, e que Ele nos abençoe e a ilumine cada vez mais.
Do querido irmão e tio Marcio

 
Às 9 de setembro de 2009 às 16:34 , Blogger Val disse...

As vezes o propósito de Deus não é do jeito que a gente espera
Às vezes, Ele nos permite até chorar e ter que enfrentar a guerra
A gente só precisa entender, Deus prova aqueles que são escolhidos
Não pense que Ele não te ama, mas é que Ele tem propósito contigo!
Deus pode permitir o choro, mas depois consola.
Pode permitir a dor, mas depois Ele cura, pode permitir a prova
mas a recompensa chega no final ja com vitória.
A tua vida tá no controle de Deus.
Tua casa tá no controle de Deus
Deus pode permitir a queda, mas depois levanta
Pode permitir a luta, mas depois Deus sempre chega
suas promessas Deus tem guardado na palma da mão.
O teu futuro tá no controle de Deus
tua história está no controle de Deus, te aquieta!
O Senhor está a contemplar a tua causa, Ele está confortando a nossa querida dona Mércia, ela está bem e em muito boas mãos, então,
seja lá qual for a situação que vc enfrenta, tão somente creia!
Pois o Senhor se coloca de pé para pelejar por ti! Que assim seja!!!!

 
Às 9 de setembro de 2009 às 17:25 , Blogger Patricia Cristina disse...

Muito obrigada Georgia, Marcio e nova amiga Valdirene.
As palavras aliviam o coração!
Deus abençoe vocês!
Patricia

 
Às 6 de agosto de 2010 às 19:17 , Anonymous Anônimo disse...

BOA NOITE AO LER TODO O PROCESSO DE SUA MÃE ME PREOCUPOU ESTOU PASSANDO PELO MSM COM MEU PAI MAS NADA CONFIRMADO AINDA A SUSPENTA POR ENQUANTO É DE TUBERCULOSE O EXAME DE ESCARRO JA DESCARTOU ESSA POSSIBILIDADE AGORA ESTAMOS AGUARDANDO A TOMOGRAFIA....AI MEU DEUS SERA TB UM TUMOR EU CHEGUEI Q COGITAR ISSO CANCÊR PQ MEU PAI NÃO TEM MELHORA A + DE 20 DIAS RUIM DIA BOM DIA RUIM VARIOS REMEDIOS VARIOS DIAGNOSTICOS O PRIMEIRO PNEUMONIA DUPLA DPOIS TUBERCULOSE DPOIS BRONQUITE PULMONAR NÃO SEI + A QUEM RECORRER VAMOS FICAR NO AGUARDO DA TOMOGRAFIA PRA VER O Q É TOMARA A DEUS Q NÃO SEJE NADA GRAVE MEU DEUS COMO SE NÃO BASTASSE MINHA MÃE ACAMADA TEVE DERRAME A 2 ANOS NÃO ANDA NÃO FALA AGORA MEU PAIZINHO HJ NESSE EXATO MOMENTO SE ENCONTRA NO PRONTO SOCORRO COM FALTA DE AR DESIDRATADO NINGUEM CONSEGUIA AXAR A VEIA AT Q O MEDICO DISSE Q AXOU PASSOU A MEDICAÇÃO EA VEIA ESTOUROU A PRESSÃO CAIU MUITO PROVOCANDO VOMITOS..AFF ISSO É VIDA FALA PRA MIM SOBRE A SAÚDE PUBLICA AO INVES DE MELHORAR PIORA COM AJUDA PROFISSIONAL...SINTO MUITO PELA SUA MÃE MAS DEUS SABE O Q FAZ NA NOSSA VIDA NEH A GENTE Q SOMOS LEIGOS E NÃO ENTENDER A PERDA...FIKEM C DEUS ASSIM Q TIVER NOTICIAS INFORMO AKI TA SUA MÃE TA LÁ EM CIMA OLHANDO E PROTEJENDO VCS SEMPRE PQ VCS FORAM FILHAS EXEMPLAR ONDE TIVERAM COM ELA AT O FIM PARABÉNS VCS TB FORAM GUERREIRAS....BJSSS

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial